terça-feira, 21 de abril de 2015

"O dia da TERRA."


"O dia da TERRA."
Um tema para alertar o mundo sobre o planeta Terra.
O Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970. Tendo por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.
"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta."
Temos que incutir nas nossas crianças a importância dos 4R´s: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar, como forma de preservar e cuidar da vida do nosso planeta.

Reduzir
Reduzir significa avaliar tudo que consumimos atualmente, avaliar o que é importante e o que é absolutamente supérfluo e procurar reduzir estes últimos, além de verificar a qualidade do que se compra e se a sua quantidade é suficiente ou exagerada.
 
Reutilizar
Reutilizar significa dar um novo uso para as coisas, evitando que estas vão para o lixo. Reutilizar os potes como recipientes para congelar alimentos, utilizar canecas rachadas como míni vasos, fazer a reutilização de garrafas, aproveitar os dois lados das folhas de papel são algumas idéias da reutilização de materiais.

Reciclar
Finalmente chegamos ao último dos R's, mas nem por isto o menos importante. Reciclar é a solução para aquilo que não pode ser reutilizado e mesmo dependendo do tipo de material a reciclarem ainda não é a solução.
Mas reciclar envolve uma rede um pouco maior, pois para isto precisamos primeiro de postos de coleta que destinem corretamente o material, depois precisamos da consciencialização das pessoas para recolherem, separarem e levarem até aos postos o lixo que pode ser reciclável.
 
Repensar
Quando falamos neste quarto R, pretendemos o pensar, repensar e refletir sobre os nossos hábitos de consumo, que por muitas vezes são exagerados. É preciso parar e pensar antes de cada compra. O consumismo – comprar, comprar, comprar, mesmo que aquilo não seja necessário traz ainda mais problemas para o planeta. Causa o esgotamento dos seus recursos naturais como a madeira, as reservas de metais, os animais etc., e causa a poluição das águas, do ar e do solo.

 
Aqui deixo algumas sugestões para os nossos alunos.

http://www.escolakids.com/a-politica-dos-3rs.htm

http://3rsnaescola.blogspot.pt/p/pes.HTML

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário