quarta-feira, 16 de março de 2016

Páscoa

 
 
Estamos quase nas férias da Páscoa! 
E a propósito de Páscoa, sabem o que quer dizer a palavra Páscoa? Ora bem. A palavra Páscoa advém do termo hebraico Pesach, que significa "passagem" (do inverno para a primavera), comum às celebrações pagãs e judaicas.Tanto no significado judeu como no cristão, esta data refere-se à esperança de uma vida nova.
Sabias que o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia ou depois do 21 de março? A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Este é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina com o domingo de Páscoa que poderá ser festejado em datas divergentes. Assim, sequência de datas varia de ano para ano, sendo, no mínimo, em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
 






 

Dia do pai

Para todos os papás do mundo. Que sejam sempre aquele pai que todas as crianças precisam. Que tenham um dia muito feliz.









 

 

Matiné de Leitura 2016

 

 


terça-feira, 15 de março de 2016

Elos de Leitura
 
Foram muitos os elos  que reuniram todas as escolas da nossa sede EB23 António Sérgio!
Contámos com a presença de escritores, contadores de histórias, alunos e seus pais/encarregados de educação, familiares e amigos.
Partilho uma pequena amostra de como foi a nossa semana da leitura: Painéis maravilhosos, leitura nas salas de aulas, matiné da leitura e o nosso convívio final!
Um muito obrigada a todos os que tornaram possível esta nossa festa.






 
As turmas dos 3º e 4º anos participaram no Atelier “PEQUENOS GRANDES ESCRITORES”, um projeto da Grafitexto em articulação com a BE/CRE.. A atividade foi ministrada pela jornalista Melissa Completo, em sala de aula, sobre a produção de uma estória com o intuito de motivar os alunos para a criação de uma, fornecendo-lhes os tópicos fundamentais: a ideia, a linha da estória, as personagens, o enredo, num prazo pré-definido. O Edição do livro, com todas as estórias escritas pelos alunos participantes, foi lançado na Escola durante a Semana da Leitura. 
Acresce que o processo de escrita e posterior aperfeiçoamento contaram com o forte apoio das professoras titulares de turma. No âmbito da Literacia da Informação, os alunos utilizaram as potencialidades das tecnologias da informação e comunicação na produção, na revisão e na edição de texto. Foi utilizado o programa Word para a reescrita, revisão e edição dos textos, recorrendo aos computadores da BE/CRE e ao apoio da professora bibliotecária.
A cerimónia de lançamento ocorreu no dia 11 de março, com a presença de muitos pais e restante comunidade. A atividade teve o elogio dos responsáveis da Grafitexto que destacaram a grande adesão, correção e qualidade dos alunos e de todos os intervenientes.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Semana da leitura

 
Semana da leitura  
4 à 11 de março 
Vais ser uma semana de muita animação!
Escritores, contadores de histórias, leituras com os pais,...
  
Eu sou o mundo

Texto de: Hani D. El-Masri
Eu sou o mundo e o mundo sou eu, porque, com o meu livro, posso ser tudo o que quiser.
Palavras e imagens, verso e prosa levam-me a lugares a um tempo próximos e distantes.
Na terra dos sultões e do ouro, há mil histórias a descobrir.
Tapetes voadores, lâmpadas mágicas, génios, vampiros e Sindibas descontam os seus segredos a Xerazade.
Com cada palavra de cada página viajo pelo tempo e pelo espaço e, nas asas da fantasia, o meu espírito atravessa terra e mar.
Quanto mais leio mais compreendo que com o meu livro estarei sempre na melhor das companhias.
Descobri que neles estava tudo. Não apenas fadas, gnomos, princesas e bruxas malvadas. Também lá estávamos tu e eu com todas as nossas alegrias, as nossas preocupações, os nosso a desejos, as nossas tristezas, o bem e o mal, a verdade e a falsidade, a natureza, o universo…enfim.
Abre um livro! Ela partilhará contigo todos os segredos.
Um bem haja.


quarta-feira, 2 de março de 2016

Mês das Leituras

Março é um mês com muitas novidades.
Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia
Venham assistir!

 
As escolas do Agrupamento vão receber alguns contadores de histórias e o escritor Richard Towers com o seu recente livro para as crianças.
 "Gururock A sinfonia do tempo".
Gururock faz um solo extravagante a abre-se um buraco na parede da sala de ensaios. O nosso herói arrisca passar para o outro lado e descobre que é um Corredor do Tempo, pois vai parar ao século XIX. Aí, encontra Beethoven, um dos mais famosos compositores de sempre. Dá-se início a uma improvável amizade que levará Beethoven, Gururock e a sua banda a viverem momentos inesquecíveis. O problema surge quando Beethoven descobre que não consegue voltar ao seu século...

Arlequim

 
Olhem que lindo! Arlequim tocando viola do Picasso!
Este trabalho foi realizado pelos alunos do 1A e da sala 3 do Jardim de Infância.
Estão de parabéns!