terça-feira, 12 de novembro de 2013

O dia S. Martinho foi muito bem comemorado. Tivemos um belo verão de S. Martinho. Comemos as castanhas, assadas e cozidas, no exterior da escola e dançamos. Ficamos exaustos mas muito, muito felizes e divertidos.
Também ilustramos umas imagens de castanhas. Ficamos a saber que a castanha é um fruto que vem de uma árvore chamada castanheiro e que um conjunto de castanheiros se chama souto.

No norte de Portugal é que os castanheiros se dão melhor, e é de lá que vêm as castanhas para vender em todo o país.

A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão.

Sabiam que antes da batata chegar à Europa e se espalhar por todo o lado (séc. XVII), a castanha era a base da alimentação, especialmente no campo.

O magusto é a festa em que se assam as castanhas, prova-se o vinho novo e convive-se.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013


Também, no dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a nossa amiga e professora, reformada, veio e fez uma dissertação sobre a importância das bibliotecas para os alunos dos 3º e 2º anos.
Apresentou uma história "No mundo dos livros-Ler é uma aventura". Os alunos gostaram muito e participaram  e ficaram de escrever outros motivos para ler.